.

.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Afonso O'Neill


Afonso O’Neill
Agente Comercial
Nasceu a 22 de Novembro de 1872 e faleceu em 8 de Julho de 1967, com a bonita idade de 94 anos.

Era filho de Joaquim Toriades O’Neill e de D. Prudenciana Gomes O’Neill.

Como seu pai era sócio-gerente da firma Toriades & Cª., que negociava por grosso e possuía armazéns de pescado (estiva), com escritórios em Lisboa e em Setúbal, no edifício defronte do Quartel, a sua actividade comercial teve início na sociedade pertencente à família.

Seria interessante registar que Joaquim Toriades O’Neill adquiriu aos liberais, em 1834, o extinto mosteiro dos franciscanos na freguesia d’Anunciada. Seu filho João (irmão de Afonso O’Neill), como herdeiro e administrador, mandou demolir parte do mosteiro, que mais tarde foi reedificado por Francisco José Pereira (irmão de Henrique Pereira) que o comprou por volta de 1870, para depois o vender aos padres lazaristas que ali fundaram um colégio em 1876.

O nosso ilustre conterrâneo pertencia, pois, a uma família muito numerosa, com profundas raízes na nossa cidade e cujas origens datam de há mais de três séculos.

Casou com D. Paulina Pereira Aguiam pertencente a uma conceituada família setubalense, não tendo havido filhos.


Em 1894, contando 22 anos, fundou o seu escritório de agente e de representações comerciais na Avenida Luísa Todi. Dados os seus conhecimentos e apresentação impecável de pessoa culta e educada, depressa desenvolveu as suas actividades, sendo nomeado Agente de Navegação e correspondente dos Bancos Espírito Santo e Totta, tendo exercido durante muitos anos o honroso cargo de Vice-Cônsul de Espanha e França. Foi depositário da Companhia Previdente.

Como reconhecimento pela sua acção, o Governo espanhol, por decreto de 15/10/1957, concedeu-lhe a Comenda de Ordem de Mérito Civil.

Antes, ou seja, em 16/6/1955 para poder descansar e premiar, de certo modo, os dedicados colaboradores e nossos queridos amigos Edmundo Resende e Manuel Vidigal Biscaia Alves de saudosa memória, constituiu a sociedade comercial Afonso H. O’Neill / C.ª Ldª, hoje bem dirigida pelo sócio e herdeiro José Luís da Costa Resende e com escritórios na Rua Ocidental do Mercado, 57, 1º Esq. e cuja actividade principal é Agentes de Navegação.

Era, na verdade, uma figura invulgar, cujo porte varonil e cheio de vida impunha respeito e admiração. Possuía uma jovialidade contagiante, sendo, por isso, excelente conversador, em que mostrava sem afectação a sua esmerada educação e cultura.

Nós, desde tenra idade, por força dos nossos deveres profissionais, habituámo-nos a vê-lo e admirá-lo, durante mais de 30 anos, nas visitas frequentes ao seu escritório.

Mais tarde o nosso convívio serviu para alicerçar as nossas convicções monárquicas, ideal político vivido, mantido e defendido desde sempre, como prova do nosso indefectível patriotismo.

Afonso O’Neill dedicou-se desde muito jovem às provas náuticas e tão dedicado era que se tornou impulsionador da fundação, em 1920, do Clube Naval Setubalense, cabendo-lhe o nº 1 de sócio. Os seus dedicados colaboradores em tão feliz iniciativa foram os ilustres amigos e conterrâneos Virgílio Santana, Cap. José de Almeida Cassar e Dr. Joaquim Ferreira de Sousa Jor.

Podemos dizer que a sua longa vida foi um exemplo de trabalho, de boas iniciativas com base na seriedade e na educação, impondo-se ao respeito dos que o conheciam. Sabemos que teve uma existência cheia de episódios curiosos em que vincou com toda a evidência a sua personalidade ímpar.

Quem duvidará que o seu nome mereça ser afixado numa artéria da sua e nossa querida terra?...

in Vultos Setubalensesp. 15-17

0 comentários:

Enviar um comentário