.

.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Convento de Jesus



“Edificada a instancias de Justa Rodrigues Pereira, ama do rei D. Manuel. Lançada a pedra fundamental a 17 d’agosto de 1490, pelo bispo de Ceuta D Justo. O desenho e direcção da construcção pertenceu ao italiano, Botaca, o mesmo que dirigiu a construção do mosteiro de Santa Maria de Belém.

A 22 d’agosto de 1500, el-rei D. João II mandou alargal-a. Alguns quadros foram dadiva de D. Manoel e da rainha D. Leonor, a quem os offertára o imperador Maximilano. No museu das Bellas Artes, às Janelas Verdes, em Lisboa, existem 4 dos quadros que pertenceram a este real mosteiro.

Sahiram d’aqui em 1882, por occasião da exposição da arte ornamental.

O estylo da construção da egreja é manuelino

A escada do altar-mór é de bello mosaico. A talha dourada e magnífica.

No altar-mór existem tres sepulturas, tendo a seguinte inscripção: - «Aqui jaz D. Manuel neto do fundador». – No pavimento existem campas com brasões. O marmore do pórtico d’entrada é da serra da Arrabida. O terramoto de 11 de Novembro de 1858 causou-lhe grandes estragos, soffrendo depois reparos, para os quaes concorreu D. Pedro V. Em 1890, pelo fallecimento da ultima freira, passou o mosteiro a ser propriedade da Misericordia de Setubal, com a condição de alli se estabelecer o hospital”

ALBINO, José Maria Rosa, Roteiro da Cidade de Setúbal, 1892
_____

Imagem:
FALCÃO,  Isabel (coord.), João Vaz - 1859 - 1934: um pintor do Naturalismo, Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 2005, p. 238

Um mosteiro manuelino
Data: "1886" (canto inferior esquerdo)
Óleo sobre tela
Assinada: Vaz (canto inferior esquerdo)
Alt.: 665mm; larg.:905mm
Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda/IPPAR
inv. 57594

0 comentários:

Enviar um comentário