.

.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Adriano de Morais


Adriano de Morais
- Gerente Comercial -

Nascido a 28 de Janeiro de 1890 veio a falecer em 15 de Fevereiro de 1956, com a idade de 66 anos.
Era filho de Manuel Gonçalves de Morais e de D. Maria do Rosário Pereira Morais.
Seu pai tornou-se conhecido pelo Manuel das Borras, por se ter dedicado à compra e venda de borras de azeite, tendo como colaborador e sócio o bondoso amigo Joaquim Venâncio.



Aos 17 anos foi admitido numa fábrica de conservas francesa, mas embora muito dedicado às pessoas, possuía um carácter deveras independente e uma forte personalidade e assim, com 25 anos, foi trabalhar para a firma Bonifácio Lázaro já na condição de sócio. Mas em 1926 seu pai funda a firma Moraes & Filhos na Estrada da Graça, onde passou a dar inteira colaboração e a demonstrar as suas excepcionais qualidades de homem e de gerente comercial. A fábrica de conservas durou poucos anos e em 1930 já era o representante da Citroen em Setúbal com um stand na Avenida Luísa Todi e delegado do Automóvel Clube de Portugal. Para nós, foi no ramo automobilista que Adriano Morais mais se evidenciou, pois com a sua alegre vivência e bom trato conseguiu ser considerado um dos mais distintos e antigos automobilistas de Setúbal, daí resultando que a colónia francesa existente na nossa cidade o nomeou agente e conselheiro permanente. Por consequência, os dirigentes belgas da Sapec também passaram a ter com ele relações afectivas. Era, na verdadeira acepção da palavra, um cavalheiro, um amigo dedicado, sempre disponível para ajudar a resolver qualquer problema. Em toda a sua vida deu mais do que recebeu. Foi um autêntico mãos largas. – Recusou benesses e honrarias e bem assim lugares efectivos, pois prezava muito a sua independência e liberdade. Por isso recusou o convite para fazer parte dos quadros superiores da Sapec e o lugar de Presidente da Câmara, limitando-se a vereador.
Muito dedicado ao desporto, pertenceu à Associação de Futebol e, como cormerciante, foi dirigente da Associação Industrial e Comercial de Setúbal.
Dominava facilmente a língua francesa, tendo viajado muito pela Europa a tratar de negócios seus e, algumas vezes, em representação de outras firmas.

Pela sua bondade natural, educação esmerada, disponibilidade permanente, inteligência aguda e actuante, jovialmente saudável, dotes de carácter e de honestidade, ser-nos-á díficil esquecer o grande Amigo Adriano de Morais.

0 comentários:

Enviar um comentário