.

.

domingo, 22 de maio de 2011

Setúbal à la minute


Título: Setúbal à la minute
Autor: LOPES, José Manuel Madureira
Ano: 1999

Prefácio
A obra que aqui se deixa para a posteridade, pretende apenas e tão só, divulgar através do Bilhete Postal Ilustrado, os vários aspectos (arquitectónicos, paisagísticos, urbanísticos e sociais entre outros) que influenciaram a Cidade de Setúbal ao longo dos tempos. 
Não temos a veleidade de historiar Setúbal, não só por reconhecida incapacidade pessoal, como também porque outros ilustres setubalenses, desde Alberto Pimentel a Almeida Carvalho, da Falcão Machado a Fran Paxeo, de José Maria da Rosa Albino a Luís Gonzaga do Nascimento, de Manuel Maria Portela a Marques da Costa, e tantos outros o fizeram.
Não eria sido possível a realização deste nosso sonho sem os valiosos préstimos e estímulo que nos proporcionaram o acesso ao conhecimento e ao saber acerca da nossa querida Cidade.
No entanto, e sem desprimor para todos os outros, não podemos deixar de recordar os senhores Américo Ribeiro, António dos Santos, Dr. Cabral Adão, Dr. Carlos Tavaes da Silva, Engº Henrique Cabeçadas e Dr. Rogério Claro.
Cabe aqui uma referência muito especial à grande setubalense e amiga Professora Doutora Maria da Conceição Quintas, que desde a primeira hora se prontificou a materializar este nosso sonho.
Não é fácil para um setubalense, natural ou por adopção, que ama a sua terra propor-se a esta árdua tarefa, não pelo trabalho que a envolve (quem corre por gosto não cansa), mas sim pela responsabilidade perante as gerações vindouras e pela nostalgia que se apodera de nós ao contemplarmos os bilhetes postais e estabelecermos inevitáveis paralelismos com os tempos actuais.
Como era a nossa Arrábida…, como era o nosso Rio (azul) Sado e o seu estuário…, como era a nossa Tróia…, enfim, como era a nossa Cidade!
Não vamos pensar, nem queremos, que as coisas sejam estáticas! As sociedades crescem e modificam-se, evoluem. É o progresso! Como todas as vantagens e inconvenientes que dele advêm!
Por isso, ao analisarmos pormenorizadamente os postais ilustrados, verificamos a existência de espaço e liberdade de circulação, de festas genuínas, de zonas verdes, de respeitabilidade, de toda uma vida que brota daqueles pequeninos rectângulos de papel.
Daí o pensarmos que esta obra poderá também servir para sensibilizar, de alguma maneira, os leitores no sentido da preservação da riqueza ambiental, cultural e patrimonial, que nos é mostrada pelos bilhetes postais ilustrados que vos apresentamos.
Se este livro corresponder às expectativas, e para isso se contará com a compreensão e benevolência dos leitores, creiam que o autor ficará eternamente grato.

Autor
José Manuel Madureira Lopes
Nasceu em Setúbal no Bairro das Fontainhas, a 21 de Setembro de 1950. Concluíu o curso industrial na Escola Industrial e Comercial de Setúbal, tendo posteriormente frequentado o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
É projectista de máquinas numa empresa de electrodomésticos sediada nos arredores de Setúbal.
Fez parte, como acordeonista, do rancho folclórico setubalense “Serra e Mar” e do conjunto típico setubalenses “Os Galés”. Tem realizado e participado com peças da sua colecção em vários eventos, desde a Feira de Santiago ao Vitória de Setúbal Futebol Clube, passando pelas exposições “Amar Setúbal Coleccionando” na Câmara Municipal de Setúbal e “Album Fotográfico de Setúbal – Tempo de Pioneiros” no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.
No movimento associativo, foi membro da Direcção de várias associações culturais, desportivas e recreativas.

Em homenagem ao distinto e saudoso fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, responsabilizou-se pela feitura e edição do livro “Um tesouro guardado – Setúbal d’outros tempos.”

0 comentários:

Enviar um comentário