.

.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Afonso Augusto Galvão


- Sacerdote –
Nasceu em Setúbal a 4 de Outubro de 1883 e faleceu a 31 de Dezembro de 1958, com 75 anos de idade.
Era filho de António Francisco Galvão (modesto pescador) e de D. Maria do Rosário.
Paroquiou a freguesia de N.ª Sª da Anunciada durante 30 anos, tendo celebrado a sua 1ª. Missa no dia 1 de Janeiro de 1904 na Igreja de S. Sebastião, em cuja freguesia nasceu.
Foi comissário da Ordem Terceira do Carmo, nesta cidade.
Toda a sua vida foi um verdadeiro sofrimento. Era muito esmoler e caritativo, além de francamente amável e popular, pelo que sofria com os que sofriam. Chegou ao ponto de pagar mensalmente 5 rendas de casa de famílias pobres.
Na alutra que era prior em Marateca, fazia a viagem de madrugada, em bicicleta. Foi assaltado 2 vezes e roubaram-lhe o relógio e tudo o que levava.
Quando da revolução de 1910 todos os sacerdotes foram obrigados a fugir. Só ele quis ficar junto dos seus paroquianos, o que resultou num grande esforço, quer pelas visitas aos moribundos, quer nos funerais, feitos sempre a pé. E assim, anos passados, tinha as pernas cheias de chagas, provocadas pelas varizes crónicas. Mas apesar do seu sofrimento, tinha sempre um sorriso e uma anedota engraçada para distrair os que o rodeavam.
Na última fase da sua doença (que durou 10 anos) recebeu a visita do Senhor Cardeal Patriarca, D. Gonçalves Cerejeira, e do Senhor Padre Cruz.
Foi na verdade um digno sacerdote, que pelos seus actos granjeou gerais simpatias de toda a cidade e em particular dos seus queridos paroquianos da Anunciada.

in Vultos Setubalenses, p. 13-14

0 comentários:

Enviar um comentário