.

.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Francisco de Salles Ramos da Costa

Iniciamos hoje um conjunto de quatro biografias dos deputados da 1ª República eleitos pelo Círculo de Setúbal.

Francisco de Salles Ramos da Costa
DEPUTADO PELO CIRCULO Nº 39, SETUBAL

CORONEL D’ARTILHARIA. 56 annos d’edade. Natural de Lisboa. Fez o curso preparatório para a arma de artilharia na Escola Polytechnica e o curso da mesma arma que concluiu em 1878 na Escola do Exercito. Tem escripto diversos artigos no Diario de Noticias, Seculo e Revista de Artilharia, de que já foi director.
Tem desempenhado varias comissões officiaes de serviço extraordinário e entre ellas foi incumbido de presidir a uma comissão para continuar o fabrico de material de guerra em Braço de Prta, e escolher os mecanismos necessários para o fabrico de todas as munições de artilharia que actualmente ali se manufacturam. Foi depois encarregado de receber na Allemanha as referidas machinas e de dirigir a sua montagem d’installação. Concluida esta e sendo então director da extincta fundição de canhões, foi nomeado director da fabrica de Braço de Prata, logar que actualmente desempenha.

N’esta fabrica organizou uma cooperatica e uma cantina para uso dos seus operários. Foi nomeado presidente d’uma comissão para a escolha d’uma instalação para o fabrico nacional de espingardas, sendo depois e por tal motivo elogiado em ordem do Arsenal do Exercito pelo respectivo inspector. Fez parte da grande comissão que elabourou a ultima organização do exercito e que preprara a Nação armada, suprema inspiração dos estados de menor extensão territorial.
Assentamento de praça em outubro de 1871, promovido a 2º tenente em dezembro de 1877, a 1º tenente em janeiro de 1880, a capitão em outubro de 1884, a major em outubro de 1900, a tenente coronel em junho de 1905 e a coronel em janeiro de 1909.
E’ condecorado com a medalha militar de prata de comportamento exemplar e com a Cruz Vermelha e é commendador de Aviz.
Em 1909 foi à sua custa representar o Ministério da Guerra no Congresso que se realizou em Copenhague, organizado pela Sociedade Internacional d’ensaios de material de construção, elaborado um relatório que foi publicado na Revista d’Artilharia.

in LEMOS, Eduardo Rodrigues Cardoso de, As constituintes de 1911 e os seus deputados / obra compilada e dirigida por um antigo official da Secretaria do Parlamento . - Lisboa : Livr. Ferreira, 1911

0 comentários:

Enviar um comentário