.

.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

12º Festas do Moinho da Maré da Mourisca

Festa do Moinho de Maré da Mourisca em Setúbal
Presença da gastronomia da zona do Estuário do Sado

A XII Festa do Moinho de Maré da Mourisca, a realizar entre os dias 26 e 28, em Setúbal, tem na gastronomia da zona do Estuário do Sado o prato forte para captar um número esperado de mais de 30 mil visitantes.

Organizado por uma comissão de festas em conjunto com as juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com o apoio da Câmara Municipal, o certame conta com oito espaços gastronómicos, com a ostra de Setúbal como principal atrativo.

No recinto, na Herdade da Mourisca, estão representadas diversas instituições e coletividades, em 15 stands, alguns deles dedicados à divulgação do artesanato local. A qualidade dos produtos da região está também em evidência em concursos de gastronomia, de doçaria e de licores que se realizam ao longo do fim de semana.

A abertura do certame está marcada para a próxima sexta-feira, dia 26, às 19h00. Uma hora e meia depois, a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal percorre o recinto, enquanto a inauguração oficial da XII Festa do Moinho de Maré da Mourisca é feita às 21h30.

Na primeira noite das festividades, a partir das 22h00, há ainda um espetáculo musical com Carina, uma atuação das Danças de Salão da União Desportiva e Recreativa (UDR) das Pontes e um baile com o duo Irmãos Cabanas.

O programa das festividades inclui, no sábado, dia 27, torneios de malha corrida e de sueca, às 16h00. À noite, a partir das 21h00, há um espetáculo de danças sevilhanas da UDR das Pontes, um concerto do grupo Os Banza e um baile com o acordeonista
Nuno Lopes.

No último dia, às 09h00, há um passeio de BTT, com partida do Moinho de Maré da Mourisca, e um passeio pedestre, com início na sede da Junta de Freguesia do Sado. Da parte da tarde, realiza-se um torneio de chinquilho, às 15h00, e uma sessão de taichi e ginástica de manutenção do Estrelas do Faralhão, às 18h00, a que se segue, uma hora depois, um minifestival de folclore pelo Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão.

As danças tradicionais prosseguem com o Rancho Folclórico da Palhota, às 19h30, e com o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor, às 20h00. Seguem-se marchas populares da UDR Pontes, às 21h30, encerramento oficial da festa, com entrega de prémios dos concursos de gastronomia, doçaria e licores, às 22h00, espetáculo com Jorge Nice, às 22h15, e baile com o duo Duplo R, às 23h00.

in Rostos

0 comentários:

Enviar um comentário