.

.

sábado, 30 de novembro de 2013

De Colégio de S. Francisco Xavier a Palácio Fryxell - História e Análise Arquitectónica

1
No âmbito das comemorações sobre a data da morte de São Francisco Xavier, padroeiro de Setúbal, terá lugar no próximo dia 3 de dezembro, pelas 18H00, a sessão de lançamento da obra "De Colégio de S. Francisco Xavier a Palácio Fryxell - História e Análise Arquitectónica", da autoria de Inês Gato de Pinho. O evento tem lugar nos Claustros do edifício dos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Setúbal (Palácio Fryxell). 

A história e a complexidade arquitetónica do antigo Colégio de São Francisco Xavier de Setúbal, atualmente conhecido como Palácio Fryxell, bem como a carência de estudos sobre o edifício suscitaram na autora o interesse pelo tema e a vontade de realizar uma análise e investigação profunda ao nível histórico e arquitetónico. O trabalho realizado encontra-se agora editado, tratando-se de uma obra extremamente enriquecedora ao reunir, igualmente, um conjunto de imagens e de documentos inéditos sobre o monumento.  
O Palácio foi adquirido à família Fryxell em 1982, sendo o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) o seu atual proprietário. Durante alguns anos o edifício funcionou como sede dos Serviços da Presidência do IPS, como tal foi necessário adaptá-lo às suas novas funções. 

As intervenções foram realizadas tendo sempre em consideração quer o relacionamento do IPS com a cidade de Setúbal, quer o valor histórico e patrimonial e o potencial sociocultural do edifício. 

De salientar que decorrerá também uma apresentação da obra no dia 7 de dezembro, sábado, pelas 15H00, no salão principal do Palácio Fryxell, que contará com a presença da autora Inês Gato de Pinho.

0 comentários:

Enviar um comentário