.

.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Aqueduto

A mando de D. João II, em 1487, iniciou-se a construção de um aqueduto que chegava à vila, ao fim de um percurso de quilómetros, com águas que provinham da Serra da Arrábida.

A construção do aqueduto terminou apenas no reinado de D. Manuel.

Sobre o aqueduto poderemos encontrar a seguinte informação no site do SIPA:

Categoria
Monumento

Descrição
Arca d'água, em Alferrara, com 3 guaritas quadrangulares, com postigos gradeados; da conduta sobre arcadas na Estrada dos Arcos subsistem 2 troços em alvenaria rebocada, um com uma ordem de arcos redondos adintelados, o outro com 2 ordens de arcos também redondos, a superior alternada e de menor vão; contrafortes adossados a intervalos regulares.

Acessos
Alferrara, a 3 km. de Setúbal; R. dos Arcos, em Setúbal

Protecção
IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 516/71 DG, 1.ª série, n.º 274 de 22 novembro 1971

Grau
2 - imóvel ou conjunto com valor tipológico, estilístico ou histórico ou que se singulariza na massa edificada, cujos elementos estruturais e características de qualidade arquitectónica ou significado histórico deverão ser preservadas. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Imóvel de Interesse Público.

Enquadramento
Rural, na nascente e zona de captação. Urbano, envolvendo o troço da Estrada dos Arcos, rodeado por edifícios de 2 e 3 pisos. A estrutura encontra-se inserida no parque de Algodeia. Apresenta descontinuidades, uma construção anexa e alguns arcos emparedados.

Descrição Complementar

Utilização Inicial
Equipamento: captação e conduta de água

Utilização Actual
Marco histórico-cultural

Propriedade
Pública: Municipal

Afectação
Sem afectação

Época Construção
Séc. 15

Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido

Cronologia
1487 - construção por ordem de D. João II; 1693 - construção do chafariz em frente ao edifício dos Paços do Concelho; 1775 - data da recuperação da arca de água, depois do arrombamento feito pela Câmara Municipal de Palmela; 1970 - o aqueduto é cortado obliquamente pela Estrada dos Arcos e por construções várias.

Características Particulares
A Arca d'água e troços existentes do aqueduto, fizeram outrora parte de um sistema de fornecimento de água à cidade de Setúbal. A condução da água era feita a partir do Campo dos Arcos por conduta subterrânea até chegar aos chafarizes da cidade.

Dados Técnicos
Estrutura autoportante.

Materiais
Cantaria e alvenaria de pedra.

Bibliografia
LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, vol. 9, Lisboa, 1882; SILVA, Carlos Tavares da, Valores municipalis a defender - o aqueduto da Estrada dos Arcos, in O Setubalense, 10 Nov. 1965.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica
DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada
1992 - obras de recuperação.

Observações
1. *DOF... também conhecido pela estrada dos Arcos. 2. Parte da estrutura do aqueduto encontra-se integrada em construções a ele adossadas. Na arca d'água uma inscrição refere a recuperação da mesma, a seguir ao arrombamento feito pela Câmara de Palmela.

Autor e Data
Isabel Mendonça 1992

Fotografias












0 comentários:

Enviar um comentário