.

.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Os "Morgados" do Museu de Évora



Artigo Os "Morgados" do Museu de Évora de Joaquim Oliveira Caetano publicado no Boletim on line do Museu de Évora, nº 6 de Outubro de 2014. 

Excerto:

O Museu de Évora possui 15 pinturas dadas como da produção de José António Benedito de Faria e Barros, conhecido como “o Morgado de Setúbal”. Mesmo considerando que três destas pinturas podem ter atribuição discutível, é um núcleo importante de obras do pintor, actualmente talvez o maior, depois do grande grupo de 26 pinturas do Museu Carlos Machado de Ponta Delgada, que pertenceu à antiga colecção da Condessa de Cuba. Todas as pinturas datam das décadas de 1780 e 1790 e, à excepção de duas, todas pertenceram à colecção de Frei Manuel do Cenáculo. 

Sobre o Autor

Joaquim Oliveira Caetano nasceu em Beja, em 1962, e apresentou a sua tese de mestrado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa, em 1997. Publicou inúmero artigos sobre a História da Arte em Portugal, dedicando-se principalmente ao estudo da pintura. Foi director do Museu de Évora entre os anos de 1999 e 2010 e actualmente integra os quadros do Museu Nacional de Arte Antiga.

Artigo:


0 comentários:

Enviar um comentário