.

.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Linhas de evolução da indústria conserveira em Setúbal

Comunicação apresentada em 1º Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal, Setúbal, 25-26-27 novembro 1988 por Albérico Afonso e Carlos Mouro:

"A indústria conserveira em Setúbal está profundamente ligada à história de Setúbal neste último século.

A economia, a população, os valores culturais e, mesmo, o traçado urbano, seriam outros se esta actividade não tivesse aqui florescido.

Gerações e gerações de setubalenses tiveram as suas vidas intimamente ligadas às conservas de peixe. 

Mas a sua história - tecida de momentos de expansão e de outros de clara e dramática recessão, está em grande parte por contar...



O texto que se segue - longe de poder considerar-se definitivo - resulta do trabalho de investigação por nós iniciado em 1987 em torno da história da implantação desta indústria em Setúbal.

Como primeiro momento desse trabalho, foi realizado (de colaboração com a ESE-SET) um videograma: A Indústria Conserveira em Setúbal. Simultâneamente, inicou-se uma colaboração com o Museu do Trabalho de Setúbal, um projecto que incluí a edição de um caderno de estudos e a realização de uma exposição sobre o tema.

O presente trabalho que recupera textos de ambos os projetos, inicia-se com uma breve síntese daqueles que nos parecem ser os momentos fundamentais da evolução desta indústria entre nós, para em seguida, analisarmos mais detalhadamente a evolução da indústria da Época Romana a 1930."

in 
AFONSO, A. ; MOURO, C. - Linhas de evolução da indústria conserveira em Setúbal. In ENCONTRO DE ESTUDOS LOCAIS DO DISTRITO DE SETÚBAL, 1, Setúbal, 1988 - Actas. Setúbal : Escola Superior de Educação, 1990. vol. 1, p. 17-44

Foto: 

In: Greves - Sindicalismo - Setúbal 1910/ 13,
de Maria Conceição Quintas/ Soledade Brites Chags/ Élia Almada Contreiras,
Edição da Assembleia Distrital de Setúbal
(Blog: Setúbal D'Outros Tempos)




0 comentários:

Enviar um comentário