.

.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

António Rodrigues da Costa

No segundo plano vê-se em primeiro lugar o Dr. António Rodrigues da Costa diplomata de notável nomeada do seu tempo, e escritor de grandes méritos.
Nascido na nossa terra em 29 de Dezembro de 1656, fez a sua educação no colégio de Santo Antão, dos Jesuítas evidenciando, ainda estudante, a sua alta e excepcional capacidade intelectual.

Em 17 de Outubro de 1686, com trinta anos de idade, depois de ter servido dois anos na Secretaria de Estado, foi nomeado secretário do Embaixador Manuel Teles da Silva, conde de Vilar Maior, mais tarde Marquês de Alegrete quando este foi a Dusselforf tratar do casamento de D. Pedro II com D. Maria Isabel Sofia de Neuburgo filha do Príncipe Filipe Guilherme, Eleitor do Palatinado.
Tanto em Dusseldorf como nas demais cidades do Palatinado o nosso conterrâneo tornou-se alvo de significativas e expressivas homenagens por parte dos eruditos daquele país.

De regresso a Portugal, promoveram-no a Oficial-mór da Secretaria do Estado e também ao importante lugar de escrivão da Câmara da Ordem de Aviz, na Mesa da Consciência e Ordens.
Quando Fernão >Teles da Silva, também Conde de Vilar Maior e mais tarde 2ª Marquês de Alegrete, foi nomeado Embaixador para ir a Viena de Aústria negociar o casamento de D. João V com a princesa D. Maria Ana Vitória, escolheu o Dr. António Rodrigues da Costa para fazer parte da Embaixada. Voltando a Portugal elegeram-no deputado ao Conselho Ultramarino onde teve uma proeminência até então a ninguém concedida. D. João V conferiu-lhe a mercê de membro do Conselho de El-Rei e mais tarde as de Comendador, alcaide-mór e fidalgo da Casa Real.
Ao ser criada pelo Rei Magnânimo a Academia Real da História o Dr. António Rodrigues da Costa fez parte dos primeiros cinquenta membros da nova instituição, tendo logo sido encarregado de escrever em latim a nossa história ultramarina que não foi além da introdução, dada a sua avançada idade.
O Dr. António Rodrigues da Costa que faleceu em Lisboa em 20 de Fevereiro de 1732 deixou publicados vários trabalhos em português e latim.

in 
PAXECO, Óscar, Roteiro do Tríptico de Luciano

0 comentários:

Enviar um comentário