.

.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Vicente José Carvalho



O Dr. Vicente José Carvalho, grande nome da Medicina, nasceu em Setúbal a 22 de Novembro de 1792. Indo para Lisboa fez na Capital o curso de cirurgia como então se chamava, tendo por mestres Jacinto José Vieira, Francisco Luís de Assis e o grande anatomista Manuel José Teixeira. 

Criada em 25 de Junho de 1825, a Régia Escola de Cirurgia do Porto que ficou a funcionar no hospital de Santo António, o Dr. Vicente José de Carvalho foi nomeado lente da 1ª Cadeira no primeiro ano (anatomia e fisiologia). Teve então, dada a maneira como entre nós se estudava a anatomia, que organizar todo o ensino deste importante ramo da ciência médica. «Por meio das suas eruditas prelecções mostrava a conveniência e relevância dos estudos práticos de anatomia e pelo seu exemplo instaurou o hábito deles: deu-lhes um amplo desenvolvimento que foi o primeiro impulso germinativo da semente a qual devia produzir o ensino médico-cirúrgico tal qual esta escola de presente o ministra.?

A acção de Vicente José de Carvalho foi das mais proveitosas no nosso ensino médico.

Por decretio de 14 de Julho de 1846 teve a nomeação de director da Escola Médico-Cirúrgica do Porto, lugar em que de novo evidenciou as suas admiráveis qualidades de saber e trabalho.

O ínsigne médico legou-nos uma vasta bibliografia.

Cavaleiro da Ordem da Torre da Esapada elegeram-no sócio correspondente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e de outras corporações científicas e literárias.

Com sessenta e dois anos o Doutor Vicente José de Carvalho faleceu no Porto, em 1851 deixando da sua valiosa obra memória benemérita.

in PAXECO, Óscar, Roteiro do Tríptico de Luciano

0 comentários:

Enviar um comentário