.

.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dr. Fernando Garcia



Ainda que não tenha nascido entre nós, merece figurar nesta galeria de setubalenses ilustres o Dr. Fernando Garcia, a quem Setúbal, que elegeu como verdadeira pátria natal, deve serviços inestimáveis.
Jornalista e escritor de peregrinas qualidades de talento o Dr. Domingos Fernando Garcia, de seu nome completo, nasceu na vila alentejana de Vidigueira em 12 de Junho de 1872, oriundo duma das mais distintas famílias daquela vila.
Foi filho do Dr. Francisco Garcia Esteves e de D. Maria Helena de Garcia Peres e neto do douto e erudito Dr. Domingos Garcia Peres, o notável autor do Catálogo Rasonado, que representou Setúbal no Parlamento, durante várias legislaturas. Vindo para a nossa cidade ainda muito novo, em 1902, aqui casou com D. Maria Francisca de Cabedo da nobre família dos Cabedos.

Jornalista de intenso e profícuo labor o Dr. Fernando Garcia deixou em todos os jornais setubalenses e em muitos de vários pontos do País vasta e preciosa colaboração.
A nossa terra deve-lhe entre muitos outros serviços esse admirável e completo estudo que se chama a Fisionomia de Setúbal, além de muitos outros de menor estatura em que foram tratados com a melhor perícia e mais cuidadoso interesse alguns dos principais problemas citadinos.

Em Setúbal desempenhou, também, as funções de médico municipal e Subinspector da Saúde.
Foi autor dum estudo sobre Sidónio Pais, incontestavelmente o mais completo até hoje publicado sobre a figura do malogrado Presidente e de outro sobre o Nacionalismo. Fundou também a Associação Setubalense de Caridade e a Liga de Propaganda e Defesa de Setúbal.
O Dr. Domingos Fernando Garcia faleceu em Setúbal em 17 de Abril de 1931.
Depois da sua morte os seus amigos publicaram a sua obra em quatro volumes, os três primeiros sob o título Ensaios e Críticas e o último, o romance O Morgado Figueiroa.


in Paxeco, Óscar, Roteiro do Tríptico de Luciano


0 comentários:

Enviar um comentário