.

.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Polícia do Munícipio de Setúbal (Projecto)



Preâmbulo

Etimologicamente TOPONÍMIA tem as suas raízes no grego clássico TOPOS (lugar, localidade, país, região) + ONYMOS (nome), o que permite defina-la como a ciência que se propõe contar a história dos nomes geográficos e humanos que identificam os lugares de um dado país e precisar assim as diferentes camadas de povos que nesse país se sucederam. Apoia-se na Linguística e Dialetologia, assim como na Arqueologia, História, Geografia e Etnografia.

Analisada numa dada época, a Toponímia permite obter uma ideia bastante aproximada das personalidades que exerceram uma influência social nessa localidade e traduz o modo de sentir das populações actuais em relação a personagens ou factos históricos de outras épocas, quer nacionais quer estrangeiras.

Devidamente aprofundada, a Toponímia constitui um auxiliar precioso para o estudo da História de uma determinada região.

Embora a Toponímia, como ciência, possa atingir um campo mais vasto, pretende-se com este regulamento simplificar a vida dos cidadãos sem esquecermos o nosso património histórico e natural e a nossa herança colectiva

.


Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

0 comentários:

Enviar um comentário