.

.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Eventos: Exposição "A Setúbal de João Vaz"

A Setúbal de João Vaz

“João Vaz e Setúbal”, exposição que reúne 30 obras do pintor considerado um dos expoentes do naturalismo português, está patente, até 28 de Fevereiro, na Casa da Baía – Posto Municipal de Turismo.
A mostra, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e que assinala os 150 anos de João Vaz, tem entrada livre e pode ser visitada, das 09h30 às 18h30, durante todos os dias da semana.

A exposição evidencia a estreita ligação de João Vaz a Setúbal, onde nasceu, enquanto artista e pedagogo, além de estabelecer relações entre as obras que caracterizam a evolução da carreira de pintor, apresentando, inclusivamente, obras até agora desconhecidas do público.

Muitas das pinturas presentes na mostra, oriundas do Museu de Setúbal, de instituições e de colecções privadas, foram alvo de um trabalho apurado de limpeza e restauro.

Integrada num vasto programa comemorativo dos 150 anos do nascimento do pintor, assinalados a 9 de Março de 2009, esta exposição é a segunda centrada no artista, tendo a primeira sido realizada há mais de 60 anos, em 1949.

João Vaz notabilizou-se pela reprodução de paisagens, nomeadamente das salinas e da baía do concelho onde nasceu, embora outros cenários campestres e urbanos também tenham tido um papel de relevo na obra.

O artista, que viveu entre 1859 e 1931, destacou-se pela diversidade das temáticas abordadas, bem como pela qualidade técnica do traço aplicado na tela, sendo um dos primeiros pintores a recorrer à fotografia no processo criativo.

Naturalista por excelência, abraçou algumas influências impressionistas e dedicou-se, ainda, à decoração de interiores, à pintura de panos de boca de teatros, ao desenho de peças de mobiliário e participando no embelezamento de interiores de estabelecimentos comerciais e moradias, nomeadamente dentro dos parâmetros da arte nova e do japonismo.

João Vaz privou com outros grandes nomes da pintura portuguesa, como Silva Porto, José Malhoa, António Ramalho, Columbano e Rafael Bordalo Pinheiro e Henrique Pousão, nomeadamente através das tertúlias geradas em torno do Grupo do Leão.

0 comentários:

Enviar um comentário