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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Liceu de Bocage - Setúbal: Histórias e Memórias

Título: Liceu de Bocage - Setúbal: Histórias e Memórias (1857-1974)
Autor: FIGUEIRA, Manuel Henrique
Editora: Autor
Ano: 2007

Nota de apresentação

Neste ano de 2007, faz cento e cinquenta anos, desde a sua criação em 1857, o Liceu Bocage. Deste modo o relembrar, em nova edição, o percurso multifacetado e rico de acontecimentos marcantes desta Instituição é motivo de muita satisfação para os que conhcem e para a comunidade setubalense em geral.

Considerada pelo autor como uma Instituição "sui generis" no seio dos liceus portugueses, isso deve-se muito à acção dos sete reitores e arquitectos que, imbuídos de uma cultura institucional muito respeitada e prestigiada socialmente desde a primeira metade do século XX, souberam alcançar objectivos numa luta persistente, muitas vezes com visão para além do imediato.

Desde o primeiro reitor que lutou com a adversidade em prol de uma Instituição oficial, digna e de reconhecimento, à acção de todos os outros e com certeza também de todos os profissionais que nela trabalharaam, foram muitos os que contribuíram para que mantivesse ao longo dos tempos o respeito de todos.

A Escola Secundária de Bocage assume desígnios de uma Escola com sólidas raízes no que foi o sistema educativo do Liceu de Bocage, num percurso que se pretende continue de profissionalismo e qualidade. Numa constante adaptação às dinâmicas geradas por uma sociedade em que as diferenças entre as gerações se acentuam e onde a formação tem papel preponderante para além das aprendizagens ligadas ao prosseguimento de estudos, a Escola assume também papel importante no ministrar de cursos à população adulta. Nesta a noutras áreas, assim como em várias metas do seu projecto educativo, quer estar na vanguarda.

As Instituições atravessam fases ditadas pelos contextos políticos e sociais. Actualmente os desafios ditam-se entre a tradição e a modernidade. Modernidade esta que confronta os profissionais da Educação com uma heterogeneidade de factores ligados, por um lado, a problemas de génese social e educacional, e por outro lado, a problemas do próprio sistema do ensino em mutação. No entanto, os profissionais de hoje, como os de ontem, saberão sdar resposta aos desafios dos tempos actuais e dar continuidade aos novos projectos educativos, alicerçando o seu trabalho nos valores e na identidade de uma instituição centenária que tanto orgulho nos confere.

(Post original de 15 de Maio de 2011)


1 comentários:

  1. Ainda me lembro de ver o velho e imponente edifício, que apenas ainda se mantinha de pé por estar escorado com barrotes de madeira, localizado onde hoje se encontra a Estação dos Correios do Bonfim (Memória de um menino que, então, teria 4 ou 5 anos)

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