.

.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Joaquim Brandão

Joaquim Brandão
DEPUTADO PELO CÍRCULO Nº 39, SETÚBAL

INSPECTOR DA FISCALISAÇÃO DAS SOCIEDADES ANONYMAS, 35 annos d’idade. Nasceu em Cezimbra a 8 de Outubro de 1876. Filho de José Maria Brandão e de D. Maria d’Arrabida Preto Brandão. Tomou parte em todos os trabalhos de organização partidária realisados em Setubal desde 1899. Foi secretário da Commissão Municipal Republicana d’aquella cidade e um dos fundadores do Centro republicano de Setubal, de cuja assembléa geral é presidente desde a fundação. No dia 5 de Outubro foi proclamado vogal da comissão administrativa do município de Setubal, de que é hoje presidente. Tambem presidiu à comissão organizadora do Congresso Republicano de Setubal em 1909. Representou o partido em vários congressos.
Joaquim Brandão foi fundador e redactor do jornal A Folha, de Setubal, em 1899, e fundador e director do jornal O Sul que iniciou a sua publicação em 1901. Collaborou em vários jornais do partido.

Muito activo e trabalhador, começou a sua vida por empregado de escriptorio, entrando para uma casa bancaria de Setubal em 1891.
Foi depois guarda-livros de duas casas commerciaes d’aquella cidade, e desde 1907 exercia o logar de solicitador na comarca. Como empregado de commercio foi fundador e presidente da respectiva associação de classe, de Setubal, de que é hoje sócio honorário.

in LEMOS, Eduardo Rodrigues Cardoso de, As constituintes de 1911 e os seus deputados / obra compilada e dirigida por um antigo official da Secretaria do Parlamento . - Lisboa : Livr. Ferreira, 1911

0 comentários:

Enviar um comentário