.

.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

José Maria de Moura Barata Feio Terenas

José Maria de Moura Barata Feio Terenas
DEPUTADO PELO CÍRCULO Nº 39, SETÚBAL


JORNALISTA E DIRECTOR GERAL DA SECRETARIA DA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE, 61 annos de idade. Nasceu na Covilhã a 5 de Novembro de 1850. É um dos republicanos históricos mais em evidencia e um dos mais antigos senão o mais antigos, de quantos teem logar no primeiro parlamento republicano. N’um jornal de Coimbra, com Bernardino Pinheiro e outros fez os seus primeiros trabalhos de lucta democrática. Foi redactor do Debate e da Democracia, de que era proprietário e director José Elias Garcia, o primeiro deputado republicano que teve logar no parlamento e que combateu ministérios monarchicos presididos por Fontes Pereira de Melo, Anselmo José Braancamp e outros. Dirigiu também a Batalha que mais tarde passou a ter por titulo A Revolução de Janeiro.
Depois de proclamada a Republica dirigiu um novo jornal também com o titulo Democracia e actualmente é director da Vanguarda. Foi em 1881, sendo Elias Garcia vereador do pelouro da instrucção da Camara Municipal de Lisboa, nomeado Bibliothecario Geral das Bibliothecas Municipaes, logar que deixou de exercer ao ser escolhido para director geral da Secretaria da Assembleia Nacional Constituinte, cargo em que o Governo Provisorio da Republica o investiu como recompensa de dedicados e muito antigos serviços ao partido. D’uma biografia de Feio Terenas, publicada no Album Republicano, de Gomes de Carvalho, destacamos os seguintes períodos: «Republicano da velha guarda, foi dos mais íntimos e dedicados amigos de Elias Garcia. Como o mestre querido, nunca conheceu o desalento. Quer nas épocas de gloria, quer nos dias de privação que o partido tem atravessado, foi sempre o mesmo combatente enthusiasta da fé inabalável no triunfo da causa. Tendo entrado cedo no partido republicano, onde ocupa um logar de honra, são para notar em especial o seu trabalho e a sua actividade na organização interna do partido republicano, que lhe deve os mais relevantes serviços. Egualmente a instrucção popular lhe tem merecido grandes desvelos, como o atestam o Vintem das Escolas e outras obras de philantrophia social».
Ainda na vigência do regímen monarchico foi eleito deputado pelo partido republicano, pelo circulo de Setubal, que agora novamente representa na Assembleia Nacional Constituinte.

in LEMOS, Eduardo Rodrigues Cardoso de, As constituintes de 1911 e os seus deputados / obra compilada e dirigida por um antigo official da Secretaria do Parlamento . - Lisboa : Livr. Ferreira, 1911

0 comentários:

Enviar um comentário