.

.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Estudos para a estátua do Bocage em Setúbal

São quatro os desenhos que se encontram na colecção do Museu de Setúbal/Convento de Jesus que tratam esta temática, estando apenas os três primeiros identificados e com indicações que assim o comprovam, no entanto, o  quarto e último desenho, consideramos que também se trate de um estudo para a  estátua de Bocage devido às semelhanças físicas com o Poeta.

Figura 8- Estudo da cabeça de Bocage (estátua em Setúbal). 

(Anexo 2 – Colecção do Museu de Setúbal – Desenhos diversos. Figura 52)


Estes são desenhos de esboço e de estudo para a estátua que se encontra em Setúbal e representam apenas a cabeça do Poeta.
Expressivos no traço e também rigorosos na estrutura anatómica, têm grande valor nesta colecção.



Figura 9 – Estudos para a estátua do Bocage.
(Anexo 2 – Colecção do Museu de Setúbal – Desenhos diversos. Figura 53). 

No desenho da Figura 8, realizado a grafite sobre papel, podemos ver uma representação do poeta de perfil, desenhado com uma linha leve, sinuosa e expressiva em que o artista deu maior importância à zona do rosto, deixando a zona dos cabelos representada apenas com um leve apontamento gráfico de várias linhas. Do lado esquerdo e direito do desenho podemos observar dois  leves apontamentos de dois rostos, um a três quartos e outro de frente. Também a acompanhar a figura central encontram-se leves inscrições com o nome do Poeta. No canto superior direito encontramos a seguinte inscrição: “estudo da  cabeça para o monumento em Setúbal”.
Na Figura 9 observamos dois retratos do poeta, ambos de perfil, no entanto aqui já podemos observar um maior detalhe na expressão do rosto e cabelos, bem como um breve estudo ou apontamento do vestuário. Também nestes desenhos encontramos inscrições: no primeiro desenho “estudo cabeça Bocage”  e no segundo desenho “estudo para estátua do Bocage?”. Estas inscrições provavelmente não foram escritas pelo artista, mas sim mais tarde pela sua família.


Figura 10 – Estudo para a estátua do Bocage (?). 
(Anexo 3 – Colecção do Museu de Setúbal – Caderno de Estudos. Figura 14). 


No desenho da Figura 10 supomos que será também um estudo para a estátua de homenagem a Bocage em parte devido às semelhanças com os desenhos tratados anteriormente. Este desenho encontra-se num caderno de desenhos, de papel fino, que pensamos que o artista usava como diário gráfico, realizado a lápis de grafite, mostra-nos o poeta a três quartos. Aqui nota-se um tratamento mais trabalhado da luz/sombra no rosto de Bocage bem como uma maior expressividade, destacando-se a zona dos olhos e sobrancelhas.

 No verso deste desenho encontra-se uma inscrição que diz o seguinte: “entreguei orçamento ao escrivão…a 17 do mez de Fevereiro de 1876”.   Tendo a estátua do Bocage sido inaugurada a 21 de Dezembro de 1871, podemos supor que este desenho terá sido feito depois da criação da estátua, no entanto as semelhanças são muitas e fica assim a dúvida e a hipótese de o artista ter escrito esta mensagem uns anos mais tarde.

in ALVES, Mariana, Pedro Carlos dos Reis (1819 – 1893) – O Desenho Colecção do Museu de Setúbal/Convento de Jesus. Disponível em http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6546 [20.02.2014]

0 comentários:

Enviar um comentário