São quatro os desenhos que se encontram na colecção do Museu
de Setúbal/Convento de Jesus que tratam esta temática, estando apenas os três primeiros
identificados e com indicações que assim o comprovam, no entanto, o quarto e último desenho, consideramos que
também se trate de um estudo para a estátua
de Bocage devido às semelhanças físicas com o Poeta.
Figura 8- Estudo da cabeça de Bocage (estátua em Setúbal).
(Anexo 2 – Colecção do Museu de Setúbal – Desenhos diversos. Figura 52)
Estes são desenhos de esboço e de estudo para a estátua que
se encontra em Setúbal e representam apenas a cabeça do Poeta.
Expressivos no traço e também rigorosos na estrutura
anatómica, têm grande valor nesta colecção.
Figura 9 – Estudos para a estátua do Bocage.
(Anexo 2 – Colecção do Museu de Setúbal – Desenhos diversos. Figura 53).
(Anexo 2 – Colecção do Museu de Setúbal – Desenhos diversos. Figura 53).
No desenho da Figura 8, realizado a grafite sobre papel,
podemos ver uma representação do poeta de perfil, desenhado com uma linha leve,
sinuosa e expressiva em que o artista deu maior importância à zona do rosto,
deixando a zona dos cabelos representada apenas com um leve apontamento gráfico
de várias linhas. Do lado esquerdo e direito do desenho podemos observar dois leves apontamentos de dois rostos, um a três
quartos e outro de frente. Também a acompanhar a figura central encontram-se
leves inscrições com o nome do Poeta. No canto superior direito encontramos a
seguinte inscrição: “estudo da cabeça
para o monumento em Setúbal”.
Na Figura 9 observamos dois retratos do poeta, ambos de
perfil, no entanto aqui já podemos observar um maior detalhe na expressão do
rosto e cabelos, bem como um breve estudo ou apontamento do vestuário. Também
nestes desenhos encontramos inscrições: no primeiro desenho “estudo cabeça
Bocage” e no segundo desenho “estudo
para estátua do Bocage?”. Estas inscrições provavelmente não foram escritas
pelo artista, mas sim mais tarde pela sua família.
Figura 10 – Estudo para a estátua do Bocage (?).
(Anexo 3 – Colecção do Museu de Setúbal – Caderno de Estudos. Figura 14).
No desenho da Figura 10 supomos que será também um estudo
para a estátua de homenagem a Bocage em parte devido às semelhanças com os desenhos
tratados anteriormente. Este desenho encontra-se num caderno de desenhos, de
papel fino, que pensamos que o artista usava como diário gráfico, realizado a
lápis de grafite, mostra-nos o poeta a três quartos. Aqui nota-se um tratamento
mais trabalhado da luz/sombra no rosto de Bocage bem como uma maior
expressividade, destacando-se a zona dos olhos e sobrancelhas.
No verso deste
desenho encontra-se uma inscrição que diz o seguinte: “entreguei orçamento ao
escrivão…a 17 do mez de Fevereiro de 1876”. Tendo a
estátua do Bocage sido inaugurada a 21 de Dezembro de 1871, podemos supor que
este desenho terá sido feito depois da criação da estátua, no entanto as
semelhanças são muitas e fica assim a dúvida e a hipótese de o artista ter
escrito esta mensagem uns anos mais tarde.
in ALVES, Mariana, Pedro Carlos dos Reis (1819 – 1893) – O Desenho Colecção do Museu de Setúbal/Convento de Jesus. Disponível em http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6546 [20.02.2014]
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