.

.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Mazgani

Shahryar Mazgani nasceu em 1974 no Irão, mas em 1979 chegou a Setúbal depois de ter sido forçado a acompanhar os seus pais que abandonaram o seu pais devido à revolução islâmica. Licenciou-se em Direito, trabalhou como fotógrafo, fez crítica de cinema e aos trinta anos decidiu dedicar-se à musica. 

Biografia oficial

Mazgani deu início à sua carreira com a edição do álbum “Song of the new heart” no final de 2007. Um debut aclamado pela crítica especializada, com grandes canções, de belas melodias e uma poesia que dificilmente se enquadraram no facto de ser somente um primeiro disco.

A revista de renome “Les Inrockuptibles”, em França, deu logo a sua opinião: Mazgani foi considerado um dos 20 melhores novos artistas musicais da Europa. No final de 2008, o International Songwriting Competition, onde figuram nomes como Tom Waits e Jerry Lee Lewis no painel de juízes, premiou com o terceiro lugar o tema “Somewhere Beneath The Sky”. Concorreram a esta competição 16,000 artistas de todo o mundo.

2009 foi um ano repleto de actividade: o lançamento do EP “Tell the People” – uma edição Optimus Discos, e a edição internacional “Ladies and gentleman, introducing Mazgani”. Esta colectânea reúne os 5 temas do EP “Tell the People” e 5 temas do primeiro álbum, bem como o tema inédito “Slaughterhouse of Love”. Este lançamento foi motivo de várias digressões pelo BeNeLux e Escandinávia, incluindo um showcase no Festival Eurosonic em Janeiro 2010.

Em Abril de 2010, Mazgani lançou aquele que é o seu segundo disco de originais “Song of Distance”. A ambição era encontrar a paixão e a verdade de cada desempenho, a vida de cada canção. O resultado é um disco despojado e nú, que expõe uma voz que canta a solidão dos grandes amores, a falta, a queda e a urgência. Song of Distance entra para o top 20 de vendas do chart da AFP, Mazgani dedica-se à estrada, actua pelo país e também lá fora, pela Holanda, Escandinávia, no Europavox em França; o disco é recomendado em várias listas dos melhores do ano no final de 2010.

Mazgani inícia 2011 com uma tournée internacional por Espanha, França e Holanda, com um regresso a casa num concerto esgotado no Teatro Aberto em Lisboa. A tournée é documentada para um futuro “road movie” de Rui Pedro Tendinha, “Estrada para Mazgani”. Entretanto, antes do final de 2011, Song of Distance – esgotado no território nacional – é reeditado numa edição orientada para o mercado Alemão, através da distribuidora Broken Silence.

Em Abril de 2013 o singer-songwriter lançou o seu novo disco, “Common Ground” , produzido por John Parish com a colaboração de Mick Harvey, e integralmente gravado e misturado em Bristol, Inglaterra.

O EP "Tell the People" encontra-se disponível para download em: http://optimusdiscos.pt/discos/artistoptimusdiscos/tell-the-people

Entrevista ao Programa "Bairro Alto" da RTP2.

Site oficial: www.mazgani.com


0 comentários:

Enviar um comentário