.

.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Portal do Distrito: A união de dois órgãos de informação do Distrito de Setúbal

O “Setúbal na Rede” e o jornal Diário da Região iniciam uma parceria que passa a gerir um sitio comum na Internet, designado ‘O Portal do Distrito’, e que une os dois projectos jornalisticos regionais, com 16 anos de história cada um, numa “actuação conjunta, com a região e pela região”.

A iniciativa, inédita entre órgãos de comunicação social regionais, tem como objectivo, segundo os directores das duas publicações, Pedro Brinca e Francisco Alves Rito, “fortalecer o jornalismo na região, aproveitando sinergiais e complementaridades” e é visível na edição em papel do Diário da Região e na edição conjunta on-line, em www.setubalnarede.pt.

A parceria vai ser apresentada oficialmente no próximo dia 17 deste mês, no Hotel do Sado, em Setúbal, numa cerimónia pública que contará com a presença de Pedro Lomba, Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, que tem a tutela do sector da Comunicação Social, dos autarcas do distrito, de Carlos Magno, presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) e de João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (API).

A união de esforços entre os dois jornais é, de acordo com Francisco Alves Rito, diretor do Diário da Região, “uma necessidade imposta pelos novos tempos que exigem inteligência e criatividade, uma novidade que rasga a mentalidade vigente das quintinhas isoladas e uma ansiedade de fazer mais e melhor pelo desenvolvimento da região”. Pedro Brinca, diretor do “Setúbal na Rede”, acrescenta que “a base desta parceria é a união de oportunidades e dos pontos fortes dos projectos já existentes, limando os pontos fracos e as ameaças que se lhes colocam”.

Além da partilha de conteúdos e da actuação conjunta na internet e em realizações diversas, a parceria prevê também a promoção da Setúbal na Rede, Associação para a Cidadania, criada há um ano. Nesta vertente, os dois orgãos de comunicação pretendem promover a cidadania e contribuir activamente para o incremento da participação da sociedade civil nas questões que envolvem diretamente a região, incluindo o incremento do sentimento de pertença ao Distrito de Setúbal, “essencial para a defesa do nosso bem-estar colectivo, agora e no futuro”.

______________________________

O “Setúbal na Rede”, primeiro jornal digital do País, e o DIÁRIO DA REGIÃO, único jornal diário impresso do distrito de Setúbal, decidiram unir esforços através de um acordo de parceria.

A iniciativa, inédita entre órgãos de comunicação social regionais, será apresentada numa sessão pública, que terá lugar no próximo dia 17 de Janeiro, sexta-feira, às 17h00, no Hotel do Sado, em Setúbal.

A cerimónia pública contará com as seguintes intervenções:

· Pedro Lomba – Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional

· Rui Garcia – Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal 

· Vítor Proença - Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral

· Carlos Magno – Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

· João Palmeiro – Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa

· João Paulo Faustino – Universidade do Porto e Media XXI Consulting

· Maria das Dores Meira – Presidente da Câmara Municipal de Setúbal (a confirmar) 


No final da sessão será servido um Moscatel de Honra, com o apoio da Adega Cooperativa de Palmela.

Seria para nós uma honra contar com a presença de V. Exa. nesta iniciativa.

Para tal, muito agradecemos confirmação para o e-mail diretor@setubalnarede.pt ou diretor@diariodaregiao.pt, até ao próximo dia 15 de Janeiro, quarta-feira.

0 comentários:

Enviar um comentário