.

.

domingo, 9 de março de 2014

João Vaz





De todos os pintores até hoje nascidos entre nós João Vaz ocupa, por direito próprio, o primeiro e mais notável lugar. João Vaz, o pintor de Setúbal por excelência, nasceu na nossa cidade em 9 de Março de 1859.

Patenteando desde sempre marcada vocação para a pintura matriculou-se, muito novo ainda na Academia de Belas Artes de Lisboa, onde teve como professor, entre outros, Silva Porto.
Concluindo o curso com grande distinção, em 1878, fez imediatamente uma viagem a Madrid e Paris, demorando-se algum tempo na capital francesa.

De regresso a Portugal organizou com grande êxito a sua primeira exposição na Sociedade de Geografia, em 1881. Fez parte do célebre grupo do Leão, de que foi um dos organizadores.

Como tal, ao lado de Silva Porto, Columbano, Rafael Bordalo Pinheiro, António Ramalho, José Malhoa, Girão, Rodrigues, Henrique Pinto, Ribeiro Cristiano, Cipriano, Leandro Braga, D. Maria Augusta Bordalo Pinheiro, muito contribuiu para o grande impulso que o brilhante cenáculo deu à nossa pintura.

Como diz um seu crítico, o notável artista «evidenciou-se, sobretudo, como pintor de marinhas, produzindo telas duma grande delicadeza de observação e duma grande justeza de colorido, mas também tem tratado dignamente a paisagem e a pintura decorativa moderna».

João Vaz, «o homem de Setúbal» como jovialmente lhe chamava Ramalho Ortigão, foi, sem dúvida, o pintor que com mais amor se debruçou sobre a nossa terra e as suas belezas. Por isso o berço natal ocupa na sua vasta obra um lugar de eleição.

Com razão, dele já se escreveu:
«João Vaz pintou Setúbal, o Sado, o mar e a Serra da Arrábida como cantou esta última Frei Agostinho da Cruz: liricamente. E porque em ambos arte e poesia foram ingénitas e naturais, seu viço e perfume não se esvairão com as idades».

O grande pintor foi, desde 1884, professor da Escola Industrial Afonso Domingues onde chegou ao lugar de director. Em 1926 foi-lhe ali erigido um monumento que está reproduzido na nossa cidade.

João Vaz faleceu septuagenário em 1931.


Por iniciativa da nossa Câmara Municipal, em Setembro de 1949, por ocasião da inauguração do seu monumento realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma exposição retrospectiva da sua notável e gloriosa obra.

in Paxeco, Óscar, Roteiro do Tríptico de Luciano

0 comentários:

Enviar um comentário