.

.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Chanceler Jorge de Cabedo


Do lado esquerdo, em relação à figura de Luísa Todi, está o célebre Chanceler Jorge de Cabedo, filho de Miguel de Cabedo de Vasconcelos e de D. Leonor Pinheiro de Vasconcelos. Sabe-se ter nascido em 1549. Frequentou a Universidade de Coimbra onde estudou Direito Canónico no qual se doutorou. Aos 28 anos de idade começou a desempenhar funções públicas de importância, atingindo notáveis altos postos, como: desembargador da Casa Cível; auditor da Casa da Suplicação; desembargador e chanceler da mesma; Procurador da Coroa; Guarda-Mor da Torre do Tombo; desembargador do Paço; Chanceler do Estado de Portugal na Corte de Madrid, etc…

Filipe I nomeou-o membro do Conselho de Portugal pelo que teve de residir em Espanha, durante quatro anos, ora em Madrid, ora no Escorial. Também, por escolha de Filipe I, pertenceu ao número de juristas encarregados de compilar as Ordenações do Reino, que foram homologadas com o título de Ordenações Filipinas.
A sua obra quase toda escrita em latim, língua em que era perito, é vasta e foi sempre objecto das mais lisonjeiras apreciações, não só por parte dos seus contemporâneos como dos pósteros.
Moço fidalgo, Comendador da Ordem de Cristo, de Santa Maria de Frechas e de S. Pedro do Rio Torto, Jorge de Cabedo casou com sua sobrinha D. Inês de Atouguia, vindo a morrer em Lisboa em 4 de Março de 1604. Está sepultado na igreja de Santiago, na capital.

in
PAXECO, Óscar, Roteiro do Tríptico de Luciano.


0 comentários:

Enviar um comentário