.

.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Projecto de Reabilitação do Antigo Palacete da Família Feu Guião



Título: Projecto de Reabilitação do Antigo Palacete da Família Feu Guião
Autor: André Filipe Sequeira Carregado
Orientador: Vasco Pinheiro
Estabelecimento de Ensino: Univesidade Lusófona
Ano: 2011




Esta dissertação trata da problemática da Reabilitação de edifícios. Abordando deste modo os prós e contras da prática da conservação ou reabilitação. 
De um modo geral, para além da população de uma cidade, os edifícios constituem a imagem da cidade, bem como conferem a sua identidade. Deste modo, os edifícios antigos salvaguardam o património histórico, preservando toda a sua identidade cultural, bem como as memórias. Com a história dos edifícios, é possível revelar a nossa identidade, a qual faz parte da nossa herança cultural. 
Deste modo, o antigo palácio da Família Feu Guião, faz parte de um dos exemplos mais notáveis da arquitectura existente no Bairro da Fonte Nova, tratando-se de um edifício dos finais do século XVIII, possui uma grande História não só pelas várias gerações que por ali passaram, como também pelas várias épocas de construção. No entanto, encontra-se em mau estado de conservação, necessitando urgentemente de uma intervenção de modo a salvaguardar toda a herança cultural. 
Assim, segundo uma estratégia global das acções de reabilitação, é elaborada uma proposta de intervenção de modo não só a preservar o edifício, bem como melhorar o seu desempenho. 

Vol. 1

Vol. 2

Tese:
www.lusofona.pt

Fotografia:
www.igespar.pt



0 comentários:

Enviar um comentário