.

.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Rodrigo Ferreira da Costa



O Dr. Rodrigo Ferreira da Costa viu a luz da vida na nossa cidade em 13 de Março de 1776, sendo baptizado na freguesia de S. Julião. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra ocupou o lugar de oficial da secretaria do Comando Geral do Exército, e nesta qualidade, acompanhou o ajudante General do nosso Exército, nas campanhas napoleónicas. Após a revolução de 1820 foi eleito deputado às Constituintes.


Em 1823 dada a sua extraordinária cultura, pois era versado tanto nas ciências jurídicas, como nas matemáticas, na filologia como na música, sendo ainda um poliglota de grande valor e um humanista altamente considerado, nomearam-no professor da Academia Real da Marinha onde regeu durante vários anos a cadeira de Matemática.

Poeta de valor e intelectual da melhor água o Dr. Rodrigo Ferreira da Costa foi sócio da Academia das Ciências de Lisboa.

Do ilustre setubalense conhecem-se vários trabalhos alguns dos quais a expensas desta Academia. Mereceu a honra de ser retratado pelo grande Domingos António Sequeira e de ter uma das suas obras «Princípios da música ou exposição metódica das doutrinas da sua composição e execução» sido objecto de um parecer em extremo encomiástico de José Bonifácio de Andrada e Silva, na qualidade de Secretário Geral da Academia Real das Ciências em Lisboa.

Faleceu em 1 de Novembro de 1825. Deixou publicadas mais de uma dezena de obras de incontestável valor, da sua autoria, e ainda algumas traduções entre as quais a do Templo de Guido, de Montesquieu que ficou inédita.

in
PAXECO, Óscar, Roteiro do Tríptico de Luciano

0 comentários:

Enviar um comentário