.

.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Celina da Piedade



Celina da Piedade é acordeonista, cantora, e compositora. Começou a estudar música aos 5 anos, e pouco tempo depois já actuava em público. Estudou no Conservatório de Setúbal, onde também deu aulas de acordeão. Licenciou-se em Património Cultural e pós-graduou-se em Estudos de Música Popular. Em 1998 conhece a Associação PédeXumbo, com quem colabora desde então e da qual é actualmente Presidente Honorária. No ano de 2000 integra o Cinema Ensemble de Rodrigo Leão, a quem acompanha desde então, tocando em todos os concertos e discos do compositor a esta partilha acrescentam-se  outras, Mayra Andrade (com quem tocou e para quem compôs "Mon Carroussel"), Né Ladeiras, Uxia, Ludovico Einaudi, Amor Electro, Gaiteiros de Lisboa, António Chainho, Dazkarieh, Viviane, Virgem Suta, Pedro Moutinho, Fernando Alvim, Dona Rosa, Samuel Úria, entre muitos outros, para além da participação em bandas sonoras para cinema, teatro e dança. Actualmente participa também no espectáculo humoristico e musical Homens da Luta. É uma das artistas mais emblemáticas do movimento de danças tradicionais europeias, que ganha público e espaço em Portugal desde a primeira edição do Festival Andanças em 1996. Ao longo destes anos participou como instrumentista e formadora em centenas de oficinas em torno da dança e da música tradicional. Dedica-se activamente ao estudo e divulgação do património musical alentejano. É co-autora do livro "I cadernos de dança do Alentejo", editado pela Associação PédeXumbo.
Quem já a viu em concerto, pisando palcos ao lado de Rodrigo Leão, Mayra Andrade ou Ludovico Einaudi, reconhece-lhe o imenso carisma.
 Celina da Piedade tem levado o seu acordeão até aos mais diferentes contextos e agora  apresenta-se a solo, com um disco recheado de surpresas.
 Algures entre as formas e cores tradicionais, com viagens pelas memórias das danças portuguesas e um sentir mais moderno e universalista, Celina desenha uma música cheia de alma e de personalidade, que, em palco, ganha com a sua formidável presença.
 É este álbum que tem o sugestivo nome Em Casa que está a ser apresentado.
 No acordeão e ao microfone, Celina é um tesouro que agora urge descobrir no centro do palco.

Site Oficial: http://www.celinadapiedade.com/

0 comentários:

Enviar um comentário