.

.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

António Maria Eusébio

Completa o Grupo do Painel Central António Maria Eusébio, «o Calafate» um dos maiores, talvez mesmo o maior poeta popular nascido em Portugal.

António Maria Eusébio viu a primeira luz da vida, ao que parece, em 6 de Dezembro de 1820, numa casa da antiga rua dos Marmelinhos que hoje tem o seu nome. 


«O Calafate» teve a glória de ser cantado, ainda em sua vida, por Guerra Junqueiro que acerca dele escreveu: «Por mais de meio século, ao ritmo do teu macete que martelava no escopro, aparelhaste barcos e canções: barcos – levando esperanças e misérias; canções, levando lágrimas e risos: E que são barcos senão harmonias flutuantes. Uns em águas cristalinas, deslisam como idílios; outros como epopeias sulcam voragens e tormentas.»

«Não sabendo ler nem escrever, és um grande Poeta meu ignorante e ignorado «Cantador» de Setúbal. Os grandes poetas são os grandes homens e a grandeza humana aos olhos de Deus mede-se pela virtude, pela inocência, pelo juízo verdadeiro da nossa alma, pela ternura infantil do nosso coração. Ora a tua bondade, meu velho, exala-se das tuas cantigas sem arte, como um aroma delicioso dum matagal inculto que nasceu entre pedras».

«O Calafate» deixou uma vasta obra poética cheia do maior interesse, graça, e , por vezes beleza. Foi o tipo mais popular de Setúbal, na segunda metade do século XIX – a primeira dezena do actual.

Faleceu em 22 de Novembro de 1911 com 91 anos menos quinze dias, de idade.

in PAXECO, Óscar, Roteiro do Tríptico de Luciano

0 comentários:

Enviar um comentário